POLEDUC
reitoria

Apresentação

O Programa

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que foi criado pelas Resoluções nº 12/CEPE (28 de setembro de 2005) e nº 09/CONSUNI (30 de setembro de 2005), propõe-se a preparar profissionais de visão, criativos e eficientes, dotando-lhes das teorias e ferramentas necessárias à gestão universitária. O Mestrado, aprovado pelo Comitê Técnico e Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em julho de 2006, é de caráter multidisciplinar e integra o rol de cursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC. Este é o primeiro Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior do País.

A Iniciativa

Nos últimos anos, o número de Instituições de Ensino Superior (IES) aumentou substancialmente no Brasil, em função das ações do MEC para a ampliação do acesso à educação superior e para a expansão universitária. Dados estatísticos do INEP/MEC demonstram que em 2011 existiam mais de 2.300 IES, sendo que 52 estão localizadas no Ceará. Quanto aos recursos humanos, somente na UFC existem mais de 3.400 servidores técnico-administrativos e mais de 2.000 docentes que exercem atividades de gestão acadêmica e/ou administrativa, além de manter relação institucional com órgãos voltados à pesquisa, à extensão e à produção científica e tecnológica.

No atual cenário social, de elevada demanda por ensino superior, as IES deverão apresentar soluções tanto para os novos desafios internos (sistema menos burocrático, estrutura que busca fontes alternativas de financiamento, necessidade de profissionalismo no gerenciamento acadêmico) como externos (profundas mudanças econômicas e sociais, perfil diferenciado de alunos, maior competitividade no mercado, quebra do monopólio do conhecimento, busca de processos inovadores). As ações referentes ao POLEDUC visam responder, desse modo, aos desafios externos e internos, decorrentes das recentes tendências econômicas, sociais e políticas que pressionam por novos processos de planejamento estratégico e de gestão universitária.

Nesse âmbito, o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) brindado inicialmente pelo Reitor Prof. René Barreira e fortalecido na gestão do Prof. Jesualdo Pereira Farias, vem sendo amparado pela atuação relevante dos servidores docentes e técnicos-administrativos envolvidos em todas as atividades inerentes ao POLEDUC, de modo a fortalecer e consolidar este relevante curso de pós-graduação (stricto sensu).

Objetivos

O foco do POLEDUC está no desenvolvimento de competências profissionais de pessoas que já se encontram no mercado de trabalho, na condição de servidores de Instituições de Ensino Superior (IES) e de entidades envolvidas com a gestão e a elaboração de políticas públicas para a Educação Superior. Esta ação de formação insere-se no Plano Nacional de Capacitação dos Servidores para a Administração Pública Federal, direta, autárquica e fundamental.

O principal objetivo do POLEDUC é preparar profissionais voltados à gestão de IES, tendo, ademais, os seguintes propósitos:

a) propiciar visão abrangente e sólida acerca da realidade política que envolve a educação superior, no âmbito nacional e internacional;
b) propiciar oportunidades de reflexão e produção de projetos inovadores, e socialmente relevantes;
c) estimular o desenvolvimento da produção científica e da inovação tecnológica, nos campos das políticas públicas e da gestão da educação superior.

Conceito CAPES

Oriundo da avaliação trienal 2010/2012, o atual Conceito CAPES do POLEDUC é 4, o que possibilita almejar a criação de um doutorado na área, objetivo que será perseguido no próximo biênio (2014/2015).